7 mar 2012

Programa de Desenvolvimento de Fornecedor do Sindimol tem avaliação positiva

“Melhoria na organização da empresa, ampliando o campo de visão e quebrando resistências em novos investimentos e mudanças. O programa foi 100% aprovado. Foram fundamentais as orientações dos consultores para que pudéssemos fazer um trabalho mais produtivo, evitando perdas e retrabalho”. Genivaldo Silva, da Fabio Ferrari Instalações Elétricas.

“O programa faz pensar a empresa como um todo”. Cleyton Guzzo, da Guzzovem.

“Melhoramos o setor de controle com qualidade e evitamos gastos”. Edinilson Pereira dos Santos da Triaut.

Estas foram algumas das avaliações que um grupo de fornecedores fez do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) realizado pelo Sindimol em parceria com o Instituto Evaldo Lodi (IEL) e Sebrae. O objetivo foi capacitar os fornecedores das indústrias moveleiras de Linhares para que eles pudessem melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados ao setor. Pela metodologia aplicada, 11 empresas ancoras disponibilizaram recursos para viabilizar a participação dos 15 fornecedores.

O programa foi implantado no início do ano passado e está em fase final de conclusão. Neste momento, das 15 empresas que participaram do PDF, seis já foram avaliadas e nove devem ser avaliadas até o mês de abril. Após a avaliação, aquelas que atenderem os quesitos recebem um certificado de qualidade.

Na sexta-feira, dia 16, as empresas mantenedoras e fornecedoras que participaram do PDF se reuniram na sede do Sindimol (foto) para fazer uma avaliação do programa.

“Nosso objetivo neste encontro é fazer uma avaliação para garantir uma melhoria contínua no programa. Queremos ouvir os empresários sobre como avaliam o programa e quais as sugestões para melhora-lo”, informou o consultor do IEL, Luiz Carlos Barbosa.

Entre as sugestões ouvida dos empresários estão o estreitamento da relação entre as empresas ancoras e fornecedores e a realização de avaliações a cada etapa do programa.

“Estamos preocupados com as micro e pequenas empresas e precisamos desenvolver ações para que elas tenha acesso a programas de melhorias de qualidade. Os fornecedores tem uma relação de negócio com as empresas maiores e precisam estar preparados para atender os requisitos de qualidade e exigências dos compradores. Este foi o objetivo do PDF e, pela avaliação feita aqui observamos que nosso objetivo foi atingido”, disse o presidente do Sindimol, Almir Gaburro.