4 out 2013

Associados realizam reunião mensal

DSC00334pOs associados do Sindimol participaram na noite desta terça-feira (1º) de mais uma reunião mensal.  Na ocasião, os participantes discutiram assuntos do setor e receberam notícias importantes, como a mudança da alíquota do IPI válida para 1º de outubro e as negociações da Abimóvel para revisão dos valores do Cartão Minha Casa Melhor.

Ao final da reunião, o grupo apreciou um churrasco na área social do Sindicato. A reunião mensal dos associados acontece toda primeira terça-feira do mês no auditório do Sindimol. Na oportunidade, são repassadas informações importantes para as empresas e recebidas demandas individuais ou coletivas de situações que podem afetar a competitividade do setor.

A próxima reunião acontece no dia 5 de novembro. Todos os associados estão convidados. Confira fotos da última reunião

INFORMES IMPORTANTES

IPI de móveis e linha branca sobe nesta terça-feira (1º)

Do G1, em São Paulo

Estão maiores, a partir desta terça-feira (1º), as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos produtos da linha branca e dos móveis, reduzidas no ano passado. A previsão era que os produtos voltassem a ter as alíquotas originais. O governo, no entanto, fatiou essa alta, com uma elevação menor do IPI até 31 dezembro.

Na última sexta, ao anunciar a medida, o secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, afirmou que “o governo observou que economia no segundo semestre está apresentando um bom comportamento. As vendas estão indo bem, a produção está indo bem e o nível utilização de capacidade instalada está regular”. Segundo o secretário, uma nova alta das alíquotas a partir de 2014 ou a manutenção delas no patamar anunciado nesta sexta será “uma discussão posterior”.

Em junho, o governo federal anunciou um reajuste gradual das alíquotas do IPI de produtos da linha branca (com exceção de máquinas de lavar, que permanece em 10%) no decorrer deste ano, que retornariam ao patamar original a partir de outubro.

Abimóvel pede revisão dos valores para os móveis do programa Minha Casa Melhor

O presidente da Abimóvel, Daniel Lutz, foi convidado para participar de reunião com a Presidenta da República Dilma Rousseff no mês de setembro com a finalidade de avaliar o Programa Minha Casa Melhor. Na reunião, que contou com a participação dos Ministros do Planejamento e das Cidades, além do Presidente do Banco do Brasil e do Vice Presidente da CAIXA, a Abimóvel pôde apresentar seus principais pontos de defesa para a alteração básica no programa: inclusão dos móveis para cozinha, de berços, de racks e completar a linha para dormitório.

Revisão dos valores dos produtos

Outro ponto muito importante foi a revisão dos preços mínimos a serem praticados para o varejo, pela nossa indústria. Os representantes dos outros setores também concordaram com as novas propostas e a Presidenta Dilma fez questão de conhecer todos os itens que a nossa instituição apresentou. Daniel Lutz destaca que este passo é muito importante para o segmento. A Presidenta pediu pressa para uma nova reunião de alinhamento dos pontos, mas até o último dia 30 não havia sido divulgada nenhuma decisão do governo.