18 set 2019

Abertas as inscrições do edital de Inovação para indústria 2019

Estão abertas as inscrições do Edital de Inovação para a Indústria, que está com novidades nesta edição 2019. Serão escolhidos projetos inovadores em cinco categorias, entre as quais a Aliança Industrial, com um novo modelo de seleção. Nessa modalidade, as propostas devem ser apresentadas por um grupo de empresas. Essa união é para para compartilhar riscos financeiros e tecnológicos.

A Aliança Industrial deverá ser composta por, no mínimo, duas empresas, um Instituto Senai de Inovação ou um Instituto Senai de Tecnologia. Os grupos podem ser formados ainda por instituições de ciência de tecnologia (ICT), universidades, startups e agentes financeiros.

Novidade também no fluxo de recebimento de projetos. Nesta edição, ele passa a ser contínuo nas categorias atribuídas ao Senai, sem datas fixas como anteriormente. Ou seja, a qualquer momento, os consórcios de empresas podem apresentar seu plano de desenvolvimento de novos produtos ou processos. As propostas podem abordar qualquer tema relevante para a indústria brasileira, mas há preferência por projetos nas áreas de bioeconomia e sustentabilidade; fábricas e produtos inteligentes; materiais avançados; tecnologias produtivas e manufatura aditiva.

E não para por aí. Esta edição conta também com a categoria Aliança + Produtiva, voltada a empresas participantes do Brasil Mais Produtivo. Ela foi criada para incentivar essas empresas a continuarem buscando novas formas de elevar sua produtividade. Brasil Mais Produtivo é um programa do governo federal, executado pelo Senai. Em sua primeira fase, três mil empresas tiveram consultoria em técnicas de manufatura enxuta ou lean manufacturing. O foco foi a redução de sete tipos de desperdícios. O resultado foi um aumento médio de produtividade em 52%.

Impacto

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). As propostas selecionadas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de 26 Institutos Senai de Inovação, 58 Institutos Senai de Tecnologia e nove Centros de Inovação Sesi. Desde que foi o Edital criado, em 2004, foram selecionados mais de mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 545 milhões.

“O modelo dessa nova categoria do Edital é praticado nos países mais sofisticados em termos de inovação. Quando empresas se unem, concorrentes ou não, o impacto da inovação é muito maior. O escopo do projeto é mais debatido, as questões são mais profundas, a inovação tem muito mais chance de ser disruptiva”, explica o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai, Marcelo Prim. “O Senai tem o papel de induzir inovação de maior impacto e está fazendo isso por meio do Edital para a Indústria.”

Os Institutos do Senai também vão atuar como aglutinadores de empresas, especialmente nos casos em que uma companhia possua um bom projeto, mas não faça parte de uma aliança. “Estamos incentivando os Institutos do Senai a fazer um trabalho prévio de aglutinar demandas. Ainda que a empresa não tenha uma aliança, deve procurar o Instituto mais próximo, que pode construir um grupo de empresas com o mesmo interesse para fazer projetos em conjunto”, recomenda Prim.