7 out 2013

Associativismo para uma indústria forte: Dia DE Associar-se em Vitória

Associativismo para uma indústria forte. Com essa bandeira, o Dia DE Associar-se, projeto que levou uma grande mobilização para o interior do Estado, agora chega à Grande Vitória, onde será realizado no dia 8 de outubro, a partir das 18 horas, no Edifício Findes, na capital capixaba.

Nos oito eventos realizados em todas as regionais da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), foram visitadas cerca de 2.500 indústrias e sensibilizados 1.800 participantes, com 632 empresas associadas aos sindicatos.

O palestrante convidado do Dia DE Associar-se é Oscar Rache, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiep) e também presidente do Sindicato da Indústria de Fiação, Tecelagem e Malharia de Pernambuco (Sinditêxtil/PE). Ele falará sobre a importância do associativismo para as micro e pequenas indústrias.

O presidente da Findes, Marcos Guerra, defende o associativismo e a interiorização como pilares de sua gestão: “O objetivo é fortalecer as entidades e poder oferecer a elas diversos benefícios. A partir do momento em que o empresário se associa ao sindicato que o representa, ele está fortalecendo esta entidade, que terá melhor representatividade junto ao poder público e segmentos organizados, gerando assim melhores resultados para a indústria capixaba”, explica.

Marcos Guerra destaca ainda que o associativismo é uma importante ferramenta para impulsionar a interiorização e diversificação da indústria. “Temos que criar uma sinergia no Espírito Santo, distribuindo os novos investimentos pelas diversas regiões. É importante trabalhar o conceito de região e suas particularidades. O fortalecimento do associativismo é indispensável para construirmos uma indústria mais forte, diversificada e competitiva”, disse.

O diretor para Assuntos do Fortalecimento Sindical da Findes, Egídio Malanquini, destaca que o principal objetivo do projeto é disseminar o associativismo e alcançar as 12.196 indústrias existentes hoje no Estado, em sua maioria (98%), de micro e pequeno porte.

“O associativismo é o ciclo da vez; só assim podemos fortalecer as indústrias, que são a base dos sindicatos e da Federação, dando sustentabilidade à economia deste pequeno grande Estado”, enfatizou.

O projeto da Findes, Dia DE Associar-se também ganhou o Brasil. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reproduziu o modelo para as demais Federações, totalizando 39 eventos realizados e agendados em todo o país.

Resultados do Dia DE Associar-se

A nona edição do Dia DE Associar-se acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo, no próximo dia 8 de outubro.

Desde 2012, o Dia DE Associar-se já foi realizado em oito regionais do Sistema Findes: Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Anchieta, Linhares, Venda Nova do Imigrante, São Mateus e Nova Venécia.

Visitas institucionais realizadas: 2.500 indústrias

Público total do Dia DE Associar-se: 1.800 participantes

Empresas associadas aos sindicatos: 632

Sindicatos filiados à Findes- 31