27 maio 2019

Dia da Indústria: A importância do setor que movimenta a economia capixaba

O Espírito Santo é um dos estados do Brasil que mais se desenvolvem. E a indústria faz parte desse crescimento. Presente no dia a dia dos capixabas, do tradicional cafezinho ao mais moderno maquinário, a indústria transforma vidas, gera empregos e traz progresso para o Estado.

A indústria é o setor que mais gera riqueza para o país. A cada real produzido por ela, são gerados R$ 2,32 para a economia brasileira como um todo. Para se ter uma ideia, a agricultura gera R$ 1,67 e, o setor de serviços, R$ 1,51 a cada real produzido, de acordo com cálculos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A indústria brasileira responde por 55% das exportações do país, 66% dos investimentos privados em pesquisas e desenvolvimento e 30% da arrecadação de tributos federais.

“O Espírito Santo é um Estado fortemente industrializado, visto que abriga cerca de 18 mil indústrias, que geram aproximadamente 180 mil empregos, pagando os melhores salários em todos os níveis de formação”, lembra o presidente da Findes, Leo de Castro, em celebração ao Dia da Indústria, comemorado neste sábado (25).

Números da Indústria capixaba:

Contribui com 1,3 trilhão para economia brasileira;

22% é a participação da indústria no PIB capixaba;