6 jun 2013

Dia de Associar-se em São Mateus

A principal ação de incentivo ao associativismo do Espírito Santo chega a São Mateus e Região em junho. No dia 13, das 17h às 19h, acontece no Centro Integrado Sesi/Senai/IEL do município o “Dia DE Associar-se”. O evento tem o objetivo de promover uma aproximação entre Sindicatos, Federação, empresas e entidades do poder público, buscando o fortalecimento e o desenvolvimento econômico sustentável do Estado.

O projeto é resultado da união entre Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), presidentes e executivos dos sindicatos, diretores regionais da Findes, com do apoio do Ideies, Sesi, Senai, IEL, Bandes, Aderes, Banestes e Sebrae-ES. “A partir do momento em que o empresário se associa ao sindicato que o representa, ele está fortalecendo esta entidade que, por sua vez, terá maior representatividade junto ao poder público e segmentos organizados da iniciativa privada, gerando melhores resultados, maior solidez e evolução do setor onde atua”, destaca o presidente da Findes, Marcos Guerra.

Para o diretor da Findes para Assuntos do Fortalecimento Sindical e da Representação Empresarial, Egídio Malanquini, a principal meta do evento é o fortalecimento econômico, através do associativismo. “O empresário precisa participar da Federação para trazer suas demandas. Só assim poderemos lutar por melhorias que atendam os setores que atuam”, disse.

Além da representatividade, a aproximação da classe produtiva com os sindicatos garante acesso aos diversos serviços disponibilizados pela Findes e pelo CAS, com descontos que chegam a até 80%. São mais de 1.123 produtos que o Sistema Findes oferece na área de capacitação, treinamentos, consultorias e serviços em responsabilidade social, segurança e saúde do trabalho (PPRA, PCMSO), medicina do trabalho, balcão de serviços (ambiental e vigilância sanitária), serviços odontológicos, entre outros.

Talk Show

O formato do “Dia DE Associar-se” é baseado em um Talk Show, com autoridades políticas e empresariais debatendo sobre o tema do evento pela mediação do jornalista Mario Bonella. Estão confirmadas as presenças do diretor administrativo do Banestes, Bruno Negris, do diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo, do diretor-superintendente do Sebrae-ES José Eugênio Vieira, e o diretor-presidente do Bandes, João Guerino Balestrassi.

No Talk Show, as autoridades apresentam produtos e serviços das entidades envolvidas, linhas de crédito, além do desenvolvimento de discussões produtivas para o avanço no desenvolvimento da região. Em seguida, há ainda a apresentação da peça “Buscando minha turma”, contando a história de Tomé, um jovem empresário que descobre através do amigo Vivaldo a importância do associativismo para a sobrevivência de sua empresa.

Depois de São Mateus, as próximas cidades a sediarem o “Dia DE Associar-se” serão Nova Venécia, em agosto, e uma edição prevista para a Grande Vitória, em outubro.