29 jun 2015

Estágio coletivo: Oportunidade para estudantes e empresários

DSC05654p

O Sindimol, através das empresas associadas, está oferecendo uma oportunidade única para acadêmicos das áreas de administração, contabilidade, tecnólogos, engenharia, arquitetura e TI, através do Programa de Estágio Coletivo do Setor Moveleiro.

Trata-se de um projeto piloto que tem o objetivo de identificar e reter talentos para carreiras do setor. O programa contempla estágio remunerado nas indústrias, 80h de capacitação em diferentes temas e acompanhamento psicológico com o intuito corrigir a rota rumo ao objetivo final do programa.

Iniciado em março de 2015, o estágio acontece nas empresas Rimo, Moverama, Panan, Cimol, Ronipa, Prolar e Permobili. O programa conta com 20 participantes, que têm na sua rotina o estágio diário na empresa, e se encontram quinzenalmente no Senai para aprender sobre comportamentos, habilidades e atitudes fundamentais  para a construção de uma carreira profissional.

A coordenadora de Estágio, Lorena Sathler, destacou o interesse dos estagiários pelo projeto. “O acompanhamento psicológico e as informações colhidas na entrevista com os coordenadores dos estagiários, apontaram um expressivo grau de interesse e comprometimento dos participantes. Estão realmente decididos a aproveitar essa oportunidade única no início de suas carreiras. A avaliação é muito positiva”, relata.

Para o representante do RH da empresa Móveis Ronipa, Everaldo Giovanelli, o estágio facilita a identificação de talentos para atuar no setor.  “Nosso foco está em selecionar profissionais qualificados para atuar na empresa, e por isso nos identificamos com o projeto. Estamos dispostos a contribuir com um ambiente que possibilite o desenvolvimento profissional dos estagiários”, avalia.

A representante do RH da Móveis Rimo, Ana Marta Inácia Suave, elogiou a performance dos alunos selecionados para a fábrica. “A integração dos estudantes dentro da empresa está sendo muito boa. Percebemos o comportamento exemplar desde o começo das atividades, quando fizemos um trabalho de ambientação o estagiário. Precisamos de pessoas qualificadas e também observamos a parte comportamental”, elogia.

Estagiário destaca importância do projeto

Estagiário do setor de embalagem da Móveis Panan, o jovem estudante de engenharia de produção, Charles Martinelli Barros, tem uma rotina de responsabilidade no processo produtivo da empresa: acompanha os procedimentos e testa formas de dispor as peças nas caixas, visando aproveitamento de espaço e segurança no transporte do produto. Para o estagiário, a rotina do trabalho está mudando a sua perspectiva. “O aprendizado tem sido muito amplo e diversificado, e isso irá contribuir para construção de uma carreira sólida. Este é o meu primeiro contato no ramo moveleiro, e estou gostando bastante. O projeto tem sido extremamente importante, pois trabalha no estagiário a proatividade, liderança, resiliência e criatividade, quesitos importantes para um diferencial competitivo”, avalia.