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Mulheres são maioria entre os novos empreendedores
Segundo o Sebrae, 52% dos empresários com menos de três anos e meio de atividade são do sexo feminino
Sayonara Lacerda
As mulheres estão comandando a abertura de novos negócios no país. Dados revelados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que 52% dos novos empreendedores – aqueles com menos de três anos e meio de atividade – são mulheres. A força empreendedora feminina é maioria em quatro das cinco regiões brasileiras. Apenas no Nordeste elas ainda não ultrapassaram os homens, mas estão quase lá, com aproximadamente 49% de participação entre os novos empresários.
De acordo com o Superintendente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, esse número não é surpresa. “As mulheres são muito dedicadas e esforçadas. São capazes de realizar mil tarefas ao mesmo tempo e cuidar do próprio negócio tem sido a escolha de muitas”, afirma.
As mulheres têm se destacado tanto que, mesmo nos negócios já estabelecidos, ou seja, com mais de três anos e meio de atividade, o número é expressivo: 42% são do sexo feminino.
A pesquisa GEM aponta ainda que 66% das mulheres iniciam uma empresa após identificar uma oportunidade de mercado e não apenas por necessidade. “Elas sabem o que querem, são decididas e observam as lacunas existentes no mercado para entrar em ação”, explica o Superintendente.
Além disso, a flexibilidade para administrar o próprio tempo é um dos motivos que levam a mulher a optar pelo próprio negócio. “Isso permite que elas consigam trabalhar e ainda cuidar da casa e da família, pois conseguem gerir seus próprios horários”, afirma José Eugênio Vieira.
Pesquisa
A pesquisa GEM, uma iniciativa da London Business School e Babson College, é feita em mais de 150 países, cobrindo 75% da população global e 89% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. No Brasil, ela é patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram entrevistadas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo. Entre os ouvidos pela GEM estão desde pessoas que estão se preparando para iniciar um empreendimento até os que já estão estabelecidos no mercado.