6 mar 2012

O sindicato

DSC00249p

O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo – Sindimol nasceu em 1º de maio de 1987, em Linhares, por iniciativa de empresários do setor, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável da indústria moveleira. A sede do Sindicato está instalada em área de 40.000m², na entrada do Polo Moveleiro da cidade – bairro Canivete.

DSC_0110

Ao longo de sua trajetória, o Sindimol construiu uma imagem consolidada em Linhares, atribuindo ao município o status de região de indústria moveleira forte. Com a criação do Sindimol, as indústrias moveleiras locais e também de cidades vizinhas se projetaram nacional e internacionalmente (em tempos áureos, os produtos das indústrias moveleiras da região foram exportados para quase 30 países), conquistando a admiração de governos, instituições privadas, funcionários, parceiros e imprensa.

Polo Moveliero Linhares

O crescimento do setor transformou Linhares no principal pólo moveleiro do Estado, por concentrar a grande maioria das empresas fabricantes de móveis em série. A produção local é distribuída para o comércio varejista de todo Brasil e também para outros países.

Atualmente, o Sindimol abrange 12 municípios da região norte do Estado e possui em seu quadro 90 empresas associadas, que juntas,geram aproxim adamente 3 mil empregos. É o responsável pelas negociações de acordos coletivos, elaboração e implantação de projetos de desenvolvimento em parceria com instituições públicas e privadas, articulação de benefícios e incentivos fiscais para o setor. Em parceria com instituições empresariais, formaliza convênios que proporcionam uma série de benefícios e vantagens exclusivas a seus associados. O elo com a FINDES e com o SEBRAE fortalece a atividade do Sindicato.

Mapa Sindimol FINAL

Toda primeira terça-feira do mês acontece a Reunião dos Associados, momento no qual são apresentadas soluções e novidades para o setor, e discutidos desafios para o desenvolvimento da categoria. No mês de novembro, acontece o tradicional Encontro de Integração, evento que reúne associados, parceiros e fornecedores, para celebrar as conquistas do ano.

O trabalho de responsabilidade social do Sindimol é gerenciado pela Associação Feminina do Sindimol – Afemol. Através do Projeto Crescer, mais de 400 crianças da área do polo moveleiro (região do Bairro Canivete), realizam atividades esportivas e de integração social. O Projeto tem sede nas instalações do Sindimol.