13 jun 2016

Placas do Brasil lança pedra fundamental da primeira fábrica de MDF do Estado

Foi lançada nesta sexta-feira (10), pela empresa Placas do Brasil S/A, a pedra fundamental da construção da primeira fábrica de MDF do Estado.

O evento, realizado no município de Pinheiros, contou com a presença de 500 pessoas, incluindo autoridades municipais e estaduais. “Esse é um momento extremamente especial e planejado por nós desde 2010. Com a fábrica em nosso estado, iremos aumentar a competitividade do setor moveleiro e tudo com a parceria dos produtores rurais capixabas. Mesmo diante do cenário de crise que afeta o Brasil, acreditamos no projeto, nas potencialidades do Espírito Santo e no país”, afirmou o presidente do conselho de administração da empresa, Luis Soares Cordeiro.

O lançamento da pedra fundamental marca o início das obras na unidade. Serão 18 meses para construção, fabricação de equipamentos e montagem da fábrica. A expectativa é que a produção seja iniciada em janeiro de 2018.

A Placas do Brasil S/A foi criada em outubro de 2011 por um grupo de 40 empresários do Norte do Estado, de vários segmentos. Ela produzirá painéis de MDF cru e revestido para a indústria moveleira do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Nordeste. A capacidade de produção será de 25 mil metros cúbicos por mês, sendo 12 mil revestidos.

O projeto prevê investimentos de R$ 388 milhões na indústria e mais R$ 80 milhões na base florestal e deverá criar até 400 empregos na fase de obras. A expectativa é que sejam gerados cerca de 150 empregos quando a unidade industrial entrar em operação.

Setor moveleiro

O Espírito Santo possui cerca de 800 indústrias do setor moveleiro que geram, aproximadamente, 11 mil empregos. O destaque é o Polo Moveleiro de Linhares, que abrange diversos municípios do Norte capixaba e onde estão instaladas 140 empresas de móveis seriados e sob encomenda, que atendem às demandas dos grandes centros urbanos do país. O setor também mostra a sua força na Região Metropolitana da Grande Vitória, com 134 empresas do Polo Moveleiro de Cariacica, voltado à fabricação de móveis sob encomenda.

Fonte: Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento