5 set 2019

Sindimol abrigará escritório do PEIEX pelos próximos dois anos

As empresas do Norte do Estado que desejam exportas seus produtos, mas não sabem por onde começar, acabam de ganhar um incentivo a mais. O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do ES, (Sindimol), destinou uma sala para instalação do escritório do Programa de Qualificação para Exportação, (PEIEX).

O Presidente do Sindicato, Ademilse Guidini, diz que a vinda do PEIEX para o norte do estado servirá de estimulo para as empresas interessadas em exportar. “Esse escritório é importante porque serve de apoio e estimula as empresas na exportação. Além disso vai dar sustentação as empresas que já atuam na exportação.

Ainda em fase de instalação o objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas da região, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O Coordenador do programa, Francisco Ramaldes, explica que Técnicos do programa farão visitas às empresas interessadas, realizando o diagnóstico da organização e orientando sobre as ações e as melhorias que elas devem implementar para atuar no mercado internacional.

“A partir do interesse da empresa, caso ela atenda aos requisitos iniciais, o técnico produzirá um perfil da empresa, fará um Diagnóstico, em seguida um plano de trabalho, e por último um plano de exportação”, diz o coordenador.

Podem participar do programa empresas de qualquer segmento, inclusive setor agrícola, tecnologia da informação e comunicação, que tenham produtos ou serviços exportáveis, capacidade de produção para atender o mercado externo, disponibilidade para investir e/ou adequar produto ao mercado internacional e que se comprometam com o projeto. Para participar os gestores devem procurar o Sindimol ou uma das entidades parceiras, Findes e Sebrae.

Ramaldes pontua que o PEIEX tem um Núcleo Operacional composto por: um Coordenador que é do Governo do Estado, um monitor técnico, oito técnicos extensionista e quatro apoios técnicos. O Núcleo Operacional funciona na Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Sedes), em Vitória

“Dois desses técnicos atendem cidades no norte e no sul, e para estes técnicos é muito importante ter um local de apoio para agendar visitas, receber eventualmente as empresas e dar capacitações. Neste sentido o Sindimol é este ponto de apoio no Norte”, salienta Francisco.

Municípios distantes de Linhares até 120 quilômetros serão beneficiados. Além de Linhares, Cachoeiro, no sul do estado, também ganhou um polo do PEIEX. A previsão é que os polos funcionem por dois anos e atendam 50 empresas nesse período.

PEIEX

O PEIEX é o Programa de Qualificação para oferecido pela Apex-Brasil, em convênio com entidades e instituições que replicam o programa, para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura.

No Espírito Santo Governo firmou um convênio com a Apex através da Fundação de Amparo à Inovação e Pesquisa (Fapes) e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Sedes), instituição que opera o programa.