20 nov 2019

Sindimol alerta associados para o perigo de fraldes em tributos federais

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram no último dia (5/11), a Operação Saldo Negativo, destinada a combater grupo criminoso especializado em fraudar declarações de tributos federais através de compensação com créditos falsos.

A investigação iniciada em novembro de 2017 demonstrou que o grupo prestava assessoria tributária e vendia supostos créditos que alegava possuir, enganando os empresários com a ilusão de que poderiam compensar seus débitos com o fisco com referidos créditos, que na verdade não existiam.

Até o momento já foram identificadas cerca de 3.500 empresas clientes do grupo criminoso, sediadas em 597 municípios, abrangendo todos os Estados.

O Presidente do Sindimol, Ademilse Guidini, alerta os associados para o risco de cair em tal golpe. “Caso apareçam tais ofertas de compensação de crédito de tributos os empresários devem buscar orientação com seus contadores e sempre seguir o direcionamento apontado por este profissional de sua confiança”.

O presidente lembra ainda que a realização de qualquer operação de compra de créditos poderá implicar em multas altíssimas, com repercussão, inclusive, na esfera penal, como são os casos objeto da Operação Saldo Negativo.