3 jul 2019

Sindimol forma turma para oficina Lean Game

O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do ES, Sindimol, aderiu ao Lean Game, treinamento inovador, lúdico, divertido, em forma de jogo, que simula o funcionamento do chão de fábrica. Entre os dias 11 e 18 de julho 24 colaboradores, de diferentes empresas associadas ao Sindimol, participam da oficina que tem duração total de 16h.

O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos jogadores com o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas. Os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica por meio da melhora do desempenho de processos produtivos, identificando os gargalos, desperdícios e implementando as melhorias necessárias.

Para o Presidente do Sindimol, Ademilse Guidini, não é mais possível ignorar as novas formas de produção, é preciso acompanhar, uma vez que tais mudanças podem definir o futuro da indústria. “Não temos como ignorar as novas tecnologias e nem as mudanças na forma de produzir, desenvolver e comercializar nossos produtos. A indústria 4.0 pode demorar a chegar em alguns setores, mas temos que acompanhar as mudanças, pois são essas mudanças que definirão o futuro das indústrias, comércio e prestação de serviço, e o Lean Game é uma oportunidade de estarmos conhecendo e exercitando estes novos métodos e processos de produção”, salienta o Presidente.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática.

Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.